Melhor para o trânsito
Juscelino deve ser entregue em dezembro
Secretaria responsável pela obra diz que liberação para trânsito é questão de detalhes; obras começaram em maio de 2016
Jô Folha -
Quem percorre a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira já percebe o avanço na requalificação e na
duplicação da via. Como parte das obras em vias arteriais de Pelotas, a liberação para o trânsito de carros é uma questão de detalhes, adianta Paulo Morales (PSDB), secretário de Planejamento e Gestão (Seplag). Ciclovia, mobiliário urbano, calçada e, por fim, a sinalização, devem ficar prontos até dezembro, prazo final do contrato. As melhorias são realizadas com recursos da Caixa Econômica Federal e do município e executadas pela MAC Engenharia.
A obra irá duplicar o caminho para veículos entre a Bento Gonçalves e a Barão de Butuí, além de colocar uma nova capa asfáltica entre a Domingos de Almeida e a Bento, que já era de mão dupla. A partir da Domingos de Almeida até a Butuí também está prevista a padronização de toda a calçada, além da instalação de uma ciclofaixa ao lado direito, no sentido Areal/Centro. Morales destaca a área destinada às bicicletas, a primeira da cidade a contar com iluminação de LED. “Entre Bento e Butuí haverá a instalação de postes com dois braços, um voltado para a rua e outro para a ciclovia”, explica. A parte de sinalização e acabamentos, como a colocação de mobiliário urbano e a revitalização do canteiro, deve ficar para a etapa final da obra.
O cabeleireiro Mário Fouchy, 54, elogia a nova calçada em frente ao seu estabelecimento. “Assim que terminar, quero fazer a minha parte e pintar a casa”, planeja. Com o salão na esquina com a rua Luís de Matos, antes a calçada se confundia com a via. Porteiro de um condomínio próximo à Bento, Reginaldo Cunha, 44, conta que os moradores reclamam da única via disponível, com diversos buracos e áreas críticas. Nas horas de pico, principalmente ao meio-dia e no final da tarde, a dificuldade para sair de carro do condomínio é grande. “Quem precisa sair à esquerda (em direção à Butuí) sempre precisa do bom senso de algum motorista, que precisa parar para o outro entrar”, conta.
A estudante de Agronomia Camila Nunes, 22, pega ônibus todos os dias para cursar faculdade no Capão do Leão. Atualmente, com apenas uma via de mão dupla, ela conta que às vezes demora cerca de dez minutos entre a Neto e os condomínios. Os moradores também aguardam a construção do pontilhão para atravessar o canal e pegar o ônibus do outro lado da via. Aos finais de semana as faixas com o novo asfalto têm sido utilizadas para a prática de esportes, como skate e patins, e como pista de corridas. Moradores da cidade também têm utilizado o trecho para tomar chimarrão aos finais de semana.
Liberação do trânsito
A liberação para o trânsito de veículos aguarda pequenas ações. Uma é a retirada de um poste que está sobre a faixa da esquerda na nova pista, na esquina com a General Neto. O secretário esclarece que, ao formular o projeto, já era prevista a retirada. “Fizemos o pedido pra CEEE e aguardamos a autorização”, afirma Morales. Outra questão é um pontilhão para os pedestres atravessarem a avenida na altura dos condomínios próximos à Bento. A liberação, conforme o secretário, depende apenas destas duas ações.
Faz e refaz
Morales reforça que, toda vez que é quebrado um trecho já realizado, não significa custos extras ao município, e sim à empresa que realiza a obra. “Os contratos das licitações destas obras são de empreitada global, o que significa o material e a mão de obra.” Ele ainda explica que, em alguns casos, são feitas apenas medidas paliativas para não parar por completo o trânsito numa via, por exemplo. A Seplag, segundo o chefe da pasta, fiscaliza continuamente as obras e, quando se depara com algum serviço mal feito ou em desacordo com o projeto original, notifica a empresa para refazer.
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